sábado, 18 de dezembro de 2010

lidar com as frustrações

A compulsão é algo curioso. Engraçado que em tantos anos nunca tinha me dado conta que se eu parar 5 minutos a voracidade passa e fica mais fácil fazer escolhas sobre se devo continuar a comer ou não. É algo bem curioso, pois sempre tinha ouvido falar sobre ter compulsão e parar alguns minutos pra pensar, mas nunca tinha colocado em prática. Hoje coloquei e confesso que a vontade realmente passou. Fica uma sensação de vontade de recomeçar a comer, mas a voracidade em si, a compulsão desmedida quando freada por cinco minutos pode ser controlada sim.

O que tenho pensado muito é o porquê de eu comer tanto. Eu estou bem acima do meu peso, não quero continuar assim, mas ainda escolho comer a mais do que uma reeducação sugere. Por que? Eu posso responder de inúmeras formas:

porque minha vontade de ser magra ainda não é maior que minha vontade de comer (ok, minha mãe acha isso...rs..mas eu não, porque quero MUITO emagrecer); porque tenho uma gula que não consigo controlar (não, porque quando eu paro, analiso e freio, mesmo com uma sensação de privação, eu controlo a gula); porque fico deixando pra lá na hora que a vontade de comer aparece (bingo, acho que é isso. mas aí entro em outro porquê - por que deixo pra lá? por que não sou firme?

Acabei encontrando uma resposta: o que preciso é saber lidar com as frustrações que sinto ao comer menos do que gostaria e de precisar fazer escolhas... vou pensar nessa resposta que brotou agora em mim e vou contando pra você...

beijos queridas
e excelente domingão

2 comentários:

  1. Oiii! Vi que vc tb se inscreveu no desafiando a balança 2011!! Vamos juntas nessa!!!

    Uma vez li uma reportagem que dizia que a vontade de devorar algo durava só 8 minutos... mas as vezes esse 8 minutosduram uma eternidade!! rsrsrs

    Bom finde! Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi
    que bom que você conseguiu driblar a compulsão..... e é difícil parar pra pensar quando vemos uma guloseima né....
    mas o importante é sempre tentar, e ter consciência que estamos comendo compulsivamente, pra ficar mais fácil o controle.

    beijos

    ResponderExcluir