sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz vida nova!

É assim que estou encarando esse novo ano: uma nova vida, com disciplina, determinação e prioridade de objetivos, principalmente em relação a comida porque só assim é possível emagrecer. Se eu continuar cedendo às tentações, vontades e a só mais um pedaço ou ainda comer sem controlar o que estou comendo, a chance de ocorrer uma mudança física e emocional acaba sendo nula. Mas se eu deixar a vontade de lado, concetrar no meu objetivo e seguir em frente, galgar o peso que quero acaba sendo consequencia, como também praticar as escolhas inteligentes, sem punição ou sem o sentimento de estou perdendo algo, o que não é verdade porque eu estou ganhando saúde, beleza, bem estar e energia.

E viva 2011!!!!!!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

manter o ritmo

Não toquei mais nesse assunto, mas não abandonei a caminhada. Dei uma intensificada desde domingo indo diariamente a praia e fazendo um treino de pelo menos 40 minutos. Essa semana estou com companhia e confesso que isso anima e incentiva a prática diária do exercício físico. Minha cunhada é mega animada...rs...está de férias e estamos indo caminhar juntas. Depois, vou manter o ritmo sozinha, pois ela volta a trabalhar.
Acho que o importante é manter o ritmo. Seja no exercício diário ou no controle alimentar, se forcarmos no objetivo maior a chance de ter sucesso também é maior. Acredito que isso sirva para várias coisas também como o equilíbrio emocional, uma qualidade de vida no trabalho ou ainda cuidar de filhos.

Por exemplo, eu fico muito cansada e esgotada física e emocionalmente quando não tenho tempo pra mim e me dedico 100% a Sofia, ainda mais agora que isso é inevitável porque é época de férias e desfralde. Mas se eu respiro fundo, tomo um copo d´água e organizo meus pensamentos, aí me sinto mais preparada para enfrentar a situação, pois reflito e consigo controlar minhas ações.

Tenho pensado que na hora de comer, se eu fizer o mesmo, posso ter bons resultados. E voltando a falar de ritmo, se eu não sair dele nem na ceia e no almoco de ano novo, como fiz no Natal, vou continuar no caminho para alcançar meu objetivo maior: ficar mais magra com saúde. E me sentir uma pessoa melhor, claro!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Queridas, que Deus abençõe a todas nós e que esse Natal seja mais que um ponta pé inicial para mantermos a linha, mesmo com a ceia farta...rs. Eu me pesei dia 24. Estou com 87.200, ou seja 800 gramas menos em duas semanas. Fiquei mega feliz e sabe que comi bem na ceia de natal mas não foi com a gula de antigamente...ainda bem né? Agora me peso só em 2011...rs...dia 8/1.

Quero MUITO agradecer todas as mensagens e apoio recebido que tanto me ajudam nessa nova empreitada de emagrecimento. Venho aqui, leio os recados, visito os blogs e me reanimo a cada dia :)

Nesse sábado faz uma semana que a Sofia - minha neném de 2 anos - está sem fralda e ela fez só um coco e um xixi no pinico, o resto na roupa! affffff...rs...a médica disse que é normal porque ela fala xixi, coco, pede o pinico, mas senta e não faz. E na hora que ela tá bricando, distraída, o coco ou xixi sai e ela grita: mamãeeeee, cocooooooo...rs...

... gente, que fase difícil, mas como estou de férias junto com ela, graças a Deus, estou levando na esportiva, e até shopping fomos, pois não tô mais ficando enfiada em casa como fiz nos dois primeiros dias só pra ela não fazer xixi ou coco na rua...como diz uma amiga minha, ela fez? ótimo! ela não está segurando, então limpa e acabou...rs

beijo grande meninas e lá vou eu para as visitinhas dos blogs amigos...eeeeeee

domingo, 19 de dezembro de 2010

Oi queridos. Boa noite!
Hoje comi melhor e me senti bem melhor também. Segui a dica da Beth (a conquista - http://aconquista.zip.net/) e consumi três frutas durante o dia: banana prata, carambola (em forma de suco) e maçã. Tomei café da manhã (1 fatia de pão integral, uma fatia de mussarela, 100 ml de leite desn, nescafé e adoçante), lanche (banana prata), almocei (alface, tomate e cebola na salada; frango, abóbora (3 colheres de sopa) e lentinha - 3 colheres de sopa e suco de carambola), lanche (milho verde cozido) e jantar (sopa de frango com legumes) Ceia - uma porção de frutas secas, chá verde com maracujá e 1 bola de sorvete light napolitano Kibon extra cremoso (delícia e levinho com 55% menos de gordura!!!)

Estou satisfeita porque tive um dia cansativo e não descontei na comida. Estou desfraldando minha bebê, a Sofia, hoje com 2 anos. É bem cansativo. Começamos ontem e ela não entende que precisa fazer xixi e coco no pinico. Ela avisa, vamos no pinico, ela não faz e aí solta no meiooooooo da casa...rs...até aí tudo bem, limpo e acabou, mas e pra sair na rua? e tô tensa se é o momento certo, se devia esperar ela entender melhor, essas coisas...aí aí, vida de mãe...

Em momentos assim seria comum eu comer e nem perceber. Agora à noite, depois que ela dormiu dei uma relaxada e aí me deu aquele fominha né? optei por porções pequenas e menos calóricas. até agora deu certo...rs.
beijos, boa semana queridas e obrigada pelo apoio e pela visita :)

sábado, 18 de dezembro de 2010

lidar com as frustrações

A compulsão é algo curioso. Engraçado que em tantos anos nunca tinha me dado conta que se eu parar 5 minutos a voracidade passa e fica mais fácil fazer escolhas sobre se devo continuar a comer ou não. É algo bem curioso, pois sempre tinha ouvido falar sobre ter compulsão e parar alguns minutos pra pensar, mas nunca tinha colocado em prática. Hoje coloquei e confesso que a vontade realmente passou. Fica uma sensação de vontade de recomeçar a comer, mas a voracidade em si, a compulsão desmedida quando freada por cinco minutos pode ser controlada sim.

O que tenho pensado muito é o porquê de eu comer tanto. Eu estou bem acima do meu peso, não quero continuar assim, mas ainda escolho comer a mais do que uma reeducação sugere. Por que? Eu posso responder de inúmeras formas:

porque minha vontade de ser magra ainda não é maior que minha vontade de comer (ok, minha mãe acha isso...rs..mas eu não, porque quero MUITO emagrecer); porque tenho uma gula que não consigo controlar (não, porque quando eu paro, analiso e freio, mesmo com uma sensação de privação, eu controlo a gula); porque fico deixando pra lá na hora que a vontade de comer aparece (bingo, acho que é isso. mas aí entro em outro porquê - por que deixo pra lá? por que não sou firme?

Acabei encontrando uma resposta: o que preciso é saber lidar com as frustrações que sinto ao comer menos do que gostaria e de precisar fazer escolhas... vou pensar nessa resposta que brotou agora em mim e vou contando pra você...

beijos queridas
e excelente domingão

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vamos ao cardápio

Tá certo que comi torresmo - 3 pequeneninhos - mas comi. Mas como prometi postar seja lá o que eu comesse, vamos lá:

Manhã - 9h - 1 iogurte de beber de maracujá
Lanche - 11h30 - 1 barrinha de cereal
Almoço - 14h - pão de alho, 1 pedaço pequeno de picanha, salada de legumes com maionese, 1 fatia de beterraba, brócolis e os 3 benditos torresminhos...rs.
Lanche - 18h30 - 1 fatia de mamão e 3 bolachas sem recheio
Lanche 3 - 20h - 1/2 maça
Jantar - 22h30 - 2 fatias de pão integral com 1 colher de sobremesa de maionese light, 2 fatias fininhas de mussarela e 2 fininhas de peito de peru com coca zero.

o que acharam meninas? conto com os comentários para ir melhorando :)
beijo grande e excelente fim de semana para todas :)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Balanço semanal

Nesta sexta completo uma semana do reinício da minha reeducação aqui no meu blog novo e confesso que foi uma semana conturbada, por isso espero que pelo menos eu não tenha engordado. Aprendi algumas lições e consegui manter algumas determinações. Por exemplo:

- comi todos os dias duas porções de fruta
- não fiquei nenhum dia sem o café da manhã
- dos sete dias da semana, cinco comi no almoço e jantar legumes e/ou verduras
- comi lanche apenas dois dias da semana: um no almoço outro no jantar
- priorizei os alimentos assados e cozidos

Mas vacilei em:

- comer muito à noite
- doce todos os dias
- pizza, churrasco, hamburguer e salgadinhos durante a semana
- não resistir na hora que bate a gula
- tomar muito refrigerante light (não engorda, mas não é saudável)

Por isso tenho metas para essa segunda semana:

- Manter o consumo diário de duas frutas pelo menos
- Postar meu cardápio aqui diariamente para com a ajuda de vocês saber onde posso ir melhorando
- Comer verduras e/ou legumas diariamente no almoço e jantar
- Comer doce apenas 2x na semana
- Não comer fritura nem salgadinhos de pacote
- Criar coragem e me pesar na véspera do Natal (dia 24...rs)

Um beijo grande e conto com vcs amigas e contem comigo támbém. Mais do que nunca: força na peruca!!!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vítima, eu?

Depois de uma compulsão daquelas - duas esfihas abertas grandes (atum e 4 queijos), meia fatia de panetone, 1/2 xic de amendoim, 2 bolachas maria, coca zero - 350 ml, uma latinha - e 1 nectarina, isso das 19h30 até 23h30, ou seja, em 4 horas comi como louca, vem aquela necessidade de me justificar. Eu como porque desconto na comida; eu como porque reinicei o blog e fico me boicotando; eu comi, agora tô passando mal e a culpa é só minha.

Ou seja, esses e outros inúmeros lamentos que passam pela minha cabeça não resolvem o meu problema: comer menos para ter um peso mais saudável e com isso mais qualidade de vida, bem estar, auto estima e uma vida social onde eu me aceite melhor. Aí paro, penso e não paro de me perguntar: o que devo fazer? como vou conseguir? E a única resposta, redonda, completa e certeira é: controle, equilibrio, sensatez e calma. Com esses "ingredientes" e o domínio da turma do deixa pra lá, tô com gula e depois eu faço dieta, eu consigo pensar antes de comer, me respeitar mais e recomeçar, com a cabeça erguida, fé, coragem e muita determinação!!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Parece coisa de outro mundo...

Acontece com vocês? Quando tomo uma atitude e digo: "agora vou comer menos", aí eu começo a comer mais e tudo parece "conspirar" a favor da gula...rs...acho que reconhecer isso é um caminho para brecar o processo. Hoje comi hamburguer e fritas - vejam só sábado foi churrascaria, domingo pizza e hj hamburguer, vou longe assim né? vou me justificar: festas de fim de ano, comemorações, folgas, ou seja, tenho várias desculpas vai...hahaha...

...Pior que como essas coisas e não volto mais para a RA o restante do dia, isso eu acho o mais grave. Enfim, por essas e outras, ainda não vou postar meu cardápio diário aqui, por pura vergonha, mas amanhã, comendo muito ou pouco vou postar, pois acredito que escrevendo terei mais contato com meus excessos, erros e acertos...mas tô tomando coragem em ter esse contato mais direto...hahaha
beijos queridas e mais um dia ao nosso favor heim! beijos, Bartira.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Reininciando a caminhada

Eu moro na praia. Em Santos, cidade de Santos mesmo, vizinha de São Vicente e Guarujá. O sol estava bombando neste domingo...rs...e eu reiniciei minha caminhada diária. Hoje foram 50 minutos. Comi minhas duas frutas diárias, uma em formato de suco de morango e uma ameixa.

No jantar, pizza...final de semana não é fácil não, e era uma pizza m a r a v i l h o s a , com a massa bem fininha. Comi três pedaços...aí aí...mas tive um almoço bacana com legumes e sem frituras e não fiquei beliscando, o que pra mim que já fui (pq eu era não sou mais...rs) a Miss Belisco é uma vitória e tanto.

O exercício físico me dá uma sensação de dever cumprido. Me sinto renovada ao caminhar e é por isso que agora no verão a caminhada será minha companheira. Eu fazia Curves, academia para mulheres, que eu adoro, mas com um solzão desses a praia é a melhor opção. A Curves optei quando aqui não parava de chover, entre julho e agosto, e foi um jeito de me manter em atividade, quem sabe eu volto depois que o verão passar...

beijo, boa semana
e espero os comentários e visitas que tanto me animam :)

sábado, 11 de dezembro de 2010

Olá queridas, como foi o sabadão?
O meu foi ótimo e teve comilança na churrascaria...afff...mas até que para tantas opções consegui maneirar um pouco. Mantive hoje a meta de duas frutas diárias, sempre escolhendo as que mais gosto, hoje foram morango e mamão :)
Vou postar duas fotinhos minhas para vocês me conhecerem e depois vou emagrecendo e postando as fotinhos mais enxutas...rs...

Queridas, força na PERUCA...rs..e rumo a um domingo mais magrinho, por favor! rsrsrs

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Recomeçando

Estou de volta. Resolvi retornar ao mundo light e a ter um blog específico para o meu emagrecimento. Há dois anos finalizei meu blog anterior, Rumo aos 65, e agora recomeço a utilizar essa ferramenta on line para me ajudar em um novo processo de emagrecimento.

Tenho 36 anos, sou jornalista, moro em Santos com meu marido e minha filha, Sofia, de 2 anos. Eu tenho 1m59 e peso 88 quilos, sendo que 20 desses quilos engordei quando casei, há 6 anos. No processo de ir e vir, emagrecendo e engordando, fui oscilando de 82 a 88 quilos. Ainda não desisti de alcançar meus 65 quilos, comuns nos tempos de solteira.

Inicio essa nova etapa com um objetivo mais modesto: alcançar 79 quilos, nove a menos, como um primeiro passo de sucesso, encarando essa primeira etapa como uma meta real e mais próxima, para não desanimar. Junto com essa meta, tenho outra: diariamente comer um pouco menos do que o dia anterior.

Eu sou daquelas pessoas que como porque estou feliz, porque estou triste, porque me deu uma vontadezinha ou simplesmente porque lembrei de comer...rs...ou seja, se não me policio, vivo comendo o tempo todo!!!!  Por isso, vou conversando comigo mesma e tentando fazer escolhas mais saudáveis.

Por exemplo, eu sempre digo: adoro fruta! mas nunca comia. Há dois dias coloquei no cardápio pelo menos duas porções de frutas, e escolhi algumas das que mais gosto: uva, pessego, nectarina e ameixa. Uma coisa descobri sobre dietas: precisa comer o que gosta dentro das opções saudáveis. Não adianta se forçar a comer maçã porque a dieta tal tá dizendo que é bom. Se você não gosta de maçã, substitua por pêra (por exemplo), e siga a dieta de maneira mais gostosa. SACRIFÍCIO NÃO COMBINA COM DIETA.

beijos e força na PERUCA